Vítima de ataque de abelhas continua internada no hospital em Três Rios; outros 19 feridos receberam alta
05/11/2025
(Foto: Reprodução) VÍDEO: Ataque de abelhas deixa pessoas feridas em Três Rios
Continua internada no hospital na manhã desta quarta-feira (5) a última vítima do ataque de abelhas que aconteceu na última terça-feira (4) em Três Rios (RJ). Os outros 19 feridos já receberam alta.
O caso aconteceu por volta das 17h10, na Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas, uma das vias mais movimentadas da cidade, no Centro.
Entre as vítimas estão crianças e adultos. Segundo os agentes da Operação Segurança Presente, uma criança foi atropelada ao tentar fugir do enxame.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Todos foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram divididos entre duas unidades de saúde.
De acordo com a prefeitura, 15 crianças e duas mulheres foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberadas ainda na noite de terça-feira após exames.
Outros três feridos foram encaminhados para o Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição. Procurada pelo g1, a unidade médica informou dois já receberam alta e o outro segue internado com quadro de saúde estável.
Ainda não há confirmação sobre o que provocou o ataque. A Secretaria de Meio Ambiente investiga a origem do enxame, se houve perturbação do habitat ou deslocamento natural.
A Prefeitura Municipal de Três Rios divulgou uma nota informando que equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, Ordem Pública, Saúde e de Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, estiveram no local assim que a situação foi identificada.
Confira a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Três Rios vem, por meio desta nota, prestar esclarecimentos sobre o incidente envolvendo um enxame de abelhas nas proximidades das Escolas Municipais Walter Franklin e Américo Silva, na Avenida Prefeito Alberto Lavinas (Beira-Rio).
As Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Ordem Pública, Saúde e de Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, estiveram no local assim que a situação foi identificada.
Na noite de terça-feira (4), o apicultor da Secretaria de Meio Ambiente realizou a primeira ação de manejo, conseguindo recolher a abelha-rainha e parte do enxame. Já na manhã desta quarta-feira (5), as equipes retornaram ao local, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, para dar continuidade ao trabalho, realizando nova coleta e a limpeza da área, com o objetivo de eliminar qualquer resquício que pudesse atrair novamente as abelhas.
As medidas preventivas seguem sendo adotadas para garantir a segurança da comunidade escolar e dos moradores da região. A Prefeitura reforça que a situação está sob controle e agradece a compreensão de todos."
Ataque de abelhas deixa 20 pessoas feridas em Três Rios
Valber Matias/TV Rio Sul
Acidentes registrados
Com base em reportagens publicadas pelo g1, entre dezembro de 2023 e setembro de 2025, três casos de ataques por enxames foram registrados no Sul do Rio e Costa Verde.
Segundo os dados publicados pelo Ministério da Saúde, apenas em 2023, houve cerca de 33 mil acidentes causados por picadas de abelhas no Brasil.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul