RJ registra aumento de acidentes com animais venenosos em 2025; menino de 13 anos morreu picado por cobra
06/11/2025
(Foto: Reprodução) RJ registra aumento de acidentes com animais venenosos em 2025
O corpo do adolescente Miguel de Jesus Silva, de 13 anos, foi enterrado no Cemitério Municipal de Itaguaí na manhã desta quinta-feira (6). Inconformada, a família afirma que ele passou horas no Hospital Municipal São Francisco Xavier, no centro da cidade, sem que o soro antiofídico chegasse. Ele foi picado por uma cobra enquanto a família capinava o quintal.
"Eu pedi pra Deus: 'tem como eu morrer no lugar dele?'. Eu trocaria minha vida pela dele. Se o hospital tivesse recurso, hoje meu filho estava comigo", desabafa a mãe Renata Gomes.
O Hospital Municipal São Francisco Xavier informou que Miguel chegou inconsciente, com taquicardia e sem resposta a estímulos, e que foi atendido conforme o protocolo para acidentes com animais peçonhentos. A unidade disse ainda que o menino chegou a receber o soro antiofídico, obtido no Hospital Pedro Segundo, em Santa Cruz, mas não resistiu.
Não há obrigação de hospitais municipais manterem o soro antiofídico, mas uma lei estadual, sancionada em maio deste ano, determina que todas as unidades de saúde e parques florestais do estado disponibilizem o medicamento.
Aumento nos casos
O número de acidentes com animais venenosos aumentou em 2025 em relação ao ano anterior, de acordo com dados do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde. De janeiro a setembro, foram mais de 3 mil ocorrências - 10% a mais do que no mesmo período de 2024.
Foram 9 mortes até setembro e outro óbito está sendo investigado. Em 2024, 11 pessoas morreram. As aranhas foram as principais responsáveis pelos acidentes deste ano, representando 36% dos casos, seguida dos escorpiões com 25% dos acidentes. As cobras registraram 494 acidentes, sendo 16% do total. Veja o ranking das cidades com mais notificações:
Rio de Janeiro - 19,83% dos registros, com 598 casos
Petrópolis tem 373 casos, com 12% do total
Em Nova Friburgo foram 112 registros
Rio das Ostras teve 110
E Resente 103
Miguel de Jesus Silva, de 13 anos, morreu com uma suspeita de picada de cobra em Itaguaí
Reprodução