Policiais recebem treinamento para socorrer colegas feridos em situações de confronto, como a da megaoperação no Rio; VÍDEO
05/11/2025
(Foto: Reprodução) Curso de formação de PMs ensina técnicas de socorro a agentes feridos
A Polícia Militar do RJ realiza, na manhã desta quarta-feira (5), um treinamento para agentes da corporação com foco em técnicas de resgate em áreas de risco.
A simulação, conduzida pelo Comando de Operações Especiais (COE), busca preparar os policiais para agir rapidamente em cenários semelhantes aos enfrentados em grandes operações, como a dos complexos do Alemão e da Penha, que deixou mais de 120 mortos, incluindo quatro policiais.
“Seguimos protocolos inspirados no TC3 (Tactical Combat Casualty Care), diretriz americana usada em zonas de guerra como Golfo e Afeganistão. A partir desse modelo, criamos um procedimento próprio, desenvolvido pelo Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar), que capacita todas as unidades da PM para atuar em situações críticas”, explica o capitão Felipe Brumana, coordenador de Salvamento e Resgate da PM.
O exercício reproduz condições encontradas em comunidades, com vielas e becos, simulando situações de confronto intenso. Durante a atividade, os agentes aprendem protocolos de salvamento, como contenção de hemorragias e transporte seguro de feridos até unidades de saúde.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
“Quando um agente é baleado, a equipe presta o primeiro atendimento, aciona uma ambulância blindada e remove o policial para um local seguro. O protocolo ‘Marte’ é aplicado para estancar o sangramento, com uso de torniquete e inspeção completa. Após essa intervenção inicial, o ferido é levado na ambulância blindada até o hospital”, destaca o capitão.
Ambulância blindada
Segundo a PM, todas as operações contam com um aparato de apoio, incluindo ambulâncias blindadas — a corporação possui duas unidades.
Imagens mostra resgate de delegado durante operação
Reprodução/TV Globo
Esses veículos são semelhantes aos blindados usados em incursões, mas internamente são equipados com materiais de primeiros socorros para atender policiais ou pessoas feridas em áreas de conflito.
Imagens de câmeras corporais registradas na megaoperação do Alemão mostram policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na terça, socorrendo colegas baleados enquanto avançavam sob fogo cruzado e barricadas feitas com carcaças de carros queimados.