'Muro do Bope': entenda estratégia da polícia em megaoperação mais letal do Rio de Janeiro e veja INFOGRÁFICO
29/10/2025
(Foto: Reprodução) 'Muro do Bope': entenda estratégia da polícia em megaoperação mais letal do Rio de Janeiro
O secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Marcelo de Menezes, detalhou em entrevista coletiva a estratégia usada pelas forças policiais na megaoperação que deixou mais de 120 mortos na terça-feira (29) e que se tornou a mais letal da história do estado.
Segundo ele, as forças de segurança montaram o que chamaram de “Muro do Bope” — uma estratégia em que policiais entraram pela área da Serra da Misericórdia para cercar os criminosos e empurrá-los em direção à mata, onde outras equipes do Batalhão de Operações Especiais já estavam posicionadas.
VEJA O INFOGRÁFICO ABAIXO
'Muro do Bope': a estratégia da polícia contra os bandidos na área de mata entre a Penha e o Alemão.
Arte/g1
Como foi a operação, segundo a polícia
Os policiais começaram a operação entrando no Alemão, segundo o secretário da PM. Em seguida, no Complexo da Penha, a estratégia foi seguir traficantes e levar os criminosos pela trilha de mata até o ponto mais alto, na Serra da Misericórdia.
Já na Serra da Misericórdia, policiais do Bope, que estavam posicionados no topo formaram uma espécie de 'muro' para cercar os bandidos que tinham sido empurrados até lá.
"Distribuímos as tropas pelo terreno. O diferencial, em relação às imagens que mostravam criminosos fortemente armados buscando refúgio na área de mata, foi a incursão dos agentes do Bope na parte mais alta da montanha que separa as duas comunidades. Essa ação criou o que chamamos de 'muro do Bope' — uma linha de contenção formada por policiais que empurravam os criminosos para o topo da montanha", detalhou Menezes.
De acordo com a polícia, a grande maioria das mortes teria acontecido neste local de mata, numa região mais alta da Serra da Misericórdia. Segundo Menezes, a ação de "encurralar" os criminosos teve como principal objetivo proteger a população.
"O objetivo era proteger a população e garantir a integridade física dos moradores do Alemão e da Penha. A maioria dos confrontos, ou praticamente todos, ocorreu na área de mata", garantiu o secretário, frisando que o confronto se iniciou às 6h e terminou às 21h.